sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Recordações - Rede Globo

Hoje, 26 de abril, a Rede Globo de Televisão completa 45 anos. A Globo, como é mais conhecida, é a quarta maior emissora do mundo, e durante sua trajetória, eu pude acompanhar sua programação. Enquanto eu assistia os programas Mais Você e Vídeo Show, tive a certeza de que tenho várias recordações. Veja!

Programas infantis

Nossa! Para a minha geração, não tem como questionar. Foram dois programas: Xou da Xuxa e Os Trapalhões. Eu adorava ver a Rainha dos Baixinhos descer da sua nave ao som “Bom dia amiguinhos já estou aqui…”, a brincadeira da dança das cadeiras, o café da manhã que o Dengue trazia, as Paquitas e os Paquitos com suas canções, desenhos animados como She-Ra, He-Man, Thundercats… Gente, eu aprendi o abecedário em libras com a Xuxa!

Aos domingos, às 19 horas, quando tocava o tema de abertura de “Os Trapalhões”, eu parava tudo pra assistir. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias me faziam rir e muito. Adora vê-los com todo aquele humor doce e genuíno, era apaixonada pelo Grupo Dominó (cuja formação era: Nil, Marcos, Afonso e Marcelo) que sempre participavam do programa. Era demais! Eu os assistia sempre acompanhada dos meus pais e do meu irmão que até então era pequenino.

Outros programas marcaram minha infância, mas estes citados acima, eu faria questão de revê-los ao menos uma vez.

Mate a saudade: Abertura Xou da Xuxa em 1986 - http://www.youtube.com/watch?v=SPl8M-htNa8
Os Trapalhões -  A filha do seu Faceta - http://www.youtube.com/watch?v=_B0-uPU-QhY

Programas juvenis

Tive vários. Mas o que se sobressai envolve mais uma vez o nome da Rainha dos Baixinhos. Começou como Xuxa Hits e depois Planeta Xuxa. Paquitas – Nova Geração, You Can Dance me ensinaram a dançar com seus passos, os artistas que ali passaram foram temas de cada momento da minha vida, mas o quadro Intimidade foi o ápice do programa. Lembro-me da Sandy cantando “Angel” durante a entrevista, achei lindo, bem como a presença forte da eterna dupla Claudinho e Buchecha com a música “Quero te encontrar”… Uau! Quantas recordações. Hoje, assisto Caldeirão do Huck e Altas Horas com o mesmo entusiasmo.

Mate as saudades: Planeta Xuxa - http://www.youtube.com/watch?v=yFc331rkQlk

Telenovelas

Eu cresci vendo novela. Sou uma noveleira e tanto! Porém, algumas eu assistiria quantas vezes fosse preciso:


- A viagem: Dinah (Cristiane Torloni) e Otávio Jordão (Antônio Fagundes). Uma linda história de amor. Nesta novela tratava também de vida após a morte, por meio do personagem Alexandre (Guilherme Fontes).

- Quatro por Quatro: Na cadeia, as quatro mulheres unem forças e travam um pacto de vingança contra os homens que as traíram e as fizeram sofrer e cada uma será responsável pela punição do "ex" da outra.

- Por Amor: É a novela da troca dos bebês. Por Amor foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em seu horário nobre de 13 de outubro de 1997 a 23 de maio de 1998, totalizando 191 capítulos. Foi escrita por Manoel Carlos, com co-autoria de Letícia Dornelles, com a colaboração de Maria Carolina e Vinícius Vianna, dirigida por Roberto Naar, Alexandre Avancini, Ary Coslov e Edson Spinello, direção geral de Roberto Naar e Ricardo Waddington, produzida pelo núcleo de Paulo Ubiratan, cujo diretor morreu durante a novela. Apresentando Regina Duarte, Antônio Fagundes, Fábio Assunção, Gabriela Duarte, Vivianne Pasmanter e Suzana Vieira nos papeis principais.

- Paraíso: A novela Paraíso é um remake da obra de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Rede Globo entre 1982 e 1983. Desta vez, conta com a participação do cantor Daniel. Eu amei!!!

- O Clone: Além de relatar sobre clonagem, diferenças culturais, tinha o pastel da Dona Jura e ali nasceu o bordão “não é brinquedo não”.

- América: Nossa! Festa do peão, boi Bandido, música sertaneja... Novela maravilhosa. Mas, é nela que retratou também a homossexualidade e emigração clandestina.

- Senhora do Destino: Roubo de criança, cenário político, Mal de Alzheimer, carnaval e os famosos bordões do personagem de José Wilker: “felomenal” (ao invés de “fenomenal”). Entre as frases popularizadas pelo personagem estão: "Há malas que vêm de trem!"; "Vou me pirulitar-me"; "Não esqueça do meu lema: com Giovanni Improtta não tem problema"; "Então fica o dito pelo não dito, o não dito pelo dito e, como sempre, vale o escrito"; "Aqui se faz, aqui se paga"; "Na vida, como no restaurante, a conta sempre chega"; "Saída istrastégica"; "A vaca vai voar!", "O tempo ruge, e a Sapucaí é longa!", "Giovanni Improtta, em charme e osso".

- Laços de Família: A inesquecível cena do corte de cabelo da personagem Camila (Caroline Dieckman) devido ao tratamento de Leucemia.

- O cravo e a rosa: Uma novela linda e divertida. Bem como Alma Gêmea.

- Páginas da Vida: Veja esta cena - http://www.youtube.com/watch?v=V_wXEg49rB8

- Viver a Vida: Atual novela das 20h.

Minisséries

As minisséries sempre começavam tarde, então, nunca pude acompanhar todas com afinco. Mas, teve três que me lembro agora que gostei muito: ‘Hilda Furacão’, ‘Maysa’ e ‘Dalva e Herivelto’.

Mate a saudade: Chamada Maysa - http://www.youtube.com/watch?v=e0h2CUVbDd4&feature=related

Reality Show

A Globo promoveu ‘realities shows’ e gostei de assistir alguns como: No Limite e BBB (Big Brother Brasil). O primeiro mencionado durou pouco tempo, mas tentar sobreviver em condições sub-humanas marcou muito. Quanto ao BBB, eu citarei apenas a edição em que o Diego Alemão venceu. Fiquei abismada como ele soube jogar sendo sedutor e um forte estrategista, para esta edição eu ‘tiro o chapéu’, aliás, a única.

Mate a saudade: Vitória do Alemão no BBB7 - http://www.youtube.com/watch?v=8J_8xiFVH0Q&feature=related

Humor

Escolinha do Professor Raimundo, A Diarista, Sai de Baixo, Toma lá da cá marcaram a minha vida também. Os bordões como “E o salário ó”, “Prefiro não comentar” e até termos como “canguru perneta” caíram na graça popular, inclusive na minha. Ah… Que saudade! Hoje me contento com as graças e maluquices de “A Grande Família”.

Enfim, o Jornalismo

É… Jornalismo. Esta é a profissão que tanto amo e que escolhi vivenciá-la de algum modo e como já mencionei neste blog, até sai de casa em busca deste sonho.

Para encerrar meu post, quero falar da força em se formar opinião por meio do telejornalismo na Rede Globo. JN (Jornal Nacional), Jornal Hoje, Globo Repórter e Fantástico me fizeram ficar apaixonada por esta profissão tão encantadora e versátil. As reportagens e a forma direta e indireta a induzir as pessoas a pensarem de tal maneira, como por exemplos, eleger o Lula para presidente e retirar Fernando Collor de Melo. Isso me impressiona e muito.

Hoje, acompanho o “Profissão Repórter”. Eu amo este programa. É nele que as pessoas passam a conhecer os bastidores da reportagem e acredito que meus amigos e familiares compreendem o porquê da escolha em ser jornalista.

Fico por aqui. Espero que tenham refletido sobre a emissora, o poder da televisão e principalmente relembrado fatos de suas vidas no decorrer da leitura. Até o próximo post!

As fotos foram retiradas da Internet e os vídeos do Youtube.

Texto escrito em 2010 - Blog Ótica.

0 comentários:

Postar um comentário