sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Corinthians minha vida, Corinthians meu amor - 100 anos

Imagem retirada da Internet.

É hoje o dia em que o Sport Club Corinthians Paulista completa seu centenário. Milhares de fiéis espalhados pelo país comemoram este dia especial. É uma nação que torce, vibra e jamais deixa o Timão de lado, é um amor incondicional, pois ganhando ou perdendo, a torcida “não pára, não pára, não pára”.

É difícil não mencionar que o Timão seja da massa. Na noite de 1.º de setembro de 1910, cinco operários, descendentes de italianos e espanhóis, reuniram-se na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins e decidiram criar um time de futebol. O nome sugerido foi Corinthians, inspirado nas exibições do Corinthian Team, melhor equipe amadora da Inglaterra. Por falta de papel, a primeira ata teria sido registrada no alto de uma palheta, à luz de um lampião. Nada mais corintiano. O primeiro presidente, Miguel Bataglia, previu, entusiasmado: "O Corinthians é o time do povo, e é o povo que vai fazer o time". Não podia estar mais correto. De jogo em jogo na várzea, o Corinthians foi crescendo e ganhando cada vez mais ambição.

Com a história abarrotada de altos e baixos, há sempre o que comemorar. Ainda que um time considerado nômade para alguns, e que está a espera de seu estádio, hoje acarreta 26 títulos do Campeonato Paulista, quatro do Campeonato Brasileiro da Série A, um da Série B e um do Mundial de clubes da Fifa, rebatido por outros torcedores, mas legítimo para a entidade que comanda o futebol no mundo, e lógico para nós, os corintianos. Mesmo assim, o Todo Poderoso Timão é reverenciado diante de toda a mídia.

O Corinthians durante a sua história teve muitos craques que marcaram uma geração: Gilmar (um grande goleiro), Rivelino (dono de dribles incríveis), Sócrates (dono da camisa 8), Neto (que de seu pé esquerdo saíram bombas indefensáveis), Ronaldo (fenômeno). Além de símbolos de paixão inenarráveis pelo alvinegro como: o goleiro Ronaldo, o pé-de-anjo Marcelinho Carioca, o irônico atacante Viola, os talismãs Dinei e Tupãzinho, o argentino Carlitos Tevez, entre outros.

Cada torcedor tem a sua lembrança. A minha foi a invasão dos torcedores no Maracanã, quando o Timão foi campeão mundial e a emoção do então técnico Oswaldo de Oliveira, estes momentos foram incríveis e a cada vitória em cima do rival Palmeiras é sempre um sabor diferente, ainda mais se isso acontece no Parque Antártica. Qual é a sua?

Ser corintiano é...

Torcer para o Corinthians é algo único. É um amor incondicional. Se ganha uma partida ou um campeonato vibramos até ficarmos afônicos, se perdemos a nossa fé e a paixão não se abalam. É idolatria, insanidade. É vestir a camisa como segunda pele. É sentir o que ninguém é capaz, é uma explosão de sentimentos. “Aqui tem um bando de louco, Louco por ti Corinthians, Aqueles que acham que é pouco, Eu vivo por ti Corinthians, Eu canto até ficar rouco, Eu canto para te empurrar, Vamo, vamo, meu timão, vamo meu timão, Não para de lutar”.

Corinthians do Meu Coração

Gaviões Da Fiel

Composição: Toquinho

És grande no esporte bretão
O passado ilumina tua história
Ciente de tua missão
Vitória, vitória, vitória.
Corinthians do meu coração
Tu és religião de janeiro a janeiro
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro

Tens a tradição
De um clube tantas vezes campeão
Pelos teus rivais temido
Pela tua FIEL querido!
Ser corinthiano é ir além
De ser ou não ser o primeiro
Ser corinthiano é ser também
Um pouco mais brasileiro.

Parabéns Corinthians! Time de raça, time da massa... A nossa vida é você!
Timão êo, Timão êo...

Veja o vídeo: Hino do Corinthians - Versão Gaviões da Fiel http://www.youtube.com/watch?v=s6wNfViGJb8

Texto publicado em 2010 - Blog Ótica.

0 comentários:

Postar um comentário