sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bullying

Quem nunca ouviu coisas do tipo: “Gordo baleia, saco de areia…”, “Neguinho fedido”,  etc.? Estes são exemplos de bullying.

Esta palavrinha difícil de escrever, não tem tradução exata, porém se refere à violência verbal que algumas crianças e adolescentes exercem contra as outras, que vão de xingamentos, agressões e exclusão social.

No passado, mal se ouvia falar a respeito, entretanto, hoje virou moda. Campanhas são realizadas, as informações sempre que possível são divulgadas pela mídia, e segundo um estudo feito pela Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência), 45% das crianças em idade pré-escolar (entre 2 e 6 anos) sofrem bullying. As consequências podem ser bem traumáticas: baixa auto-estima, ansiedade e depressão, além do mau desempenho escolar. Mas, o que fazer diante de tal situação? Imagine se seu filho, amigo, parente esteja passando por isso. 

A primeira atitude é a conversa. Se este tipo de violência está acontecendo na escola, onde é o primeiro contato social da criança, procure o professor ou o responsável pela turma, de forma clara e objetiva. Em seguida, informe de maneira amistosa os pais do “agressor”. Claro, se for algum tipo de intimidação persistente, se houver dúvidas, peça orientação ao educador.

Geralmente, a criança que sofre de bullyng, contra-ataca ou se isola. Nestes casos, a melhor medida a ser tomada é aconselhá-la a procurar sempre por ajuda de um adulto responsável, ou peça para que viva mais em grupo, a vida social agitada impede que os provocadores continuem com as ofensas  e/ou brincadeiras de mal gosto.

Além de pedir ajuda, é interessante que a criança demonstre confiança sobre si mesma e principalmente, ensine-a a praticar a forma correta de responder a uma provocação, e cada vez que seu filho agir de forma sensata diante às violências, faça um elogio para que entenda o quão importante é tratar situações constrangedoras de maneira sábia e eficaz.

Conversar amigavelmente é sempre a melhor saída!

0 comentários:

Postar um comentário