sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Desastres naturais em 2010

Imagem ilustrativa.

Estou preocupada. Desde o inicio deste ano, eu ouço e vejo nos noticiários problemas com chuvas, alagamento, tremores, deslizamento de terra e milhares de vítimas (sobreviventes ou não) de tantos desastres.

No primeiro dia de 2010, vejo nos telejornais o deslizamento de terra em Angra dos Reis, deixando cerca de trinta mortos. As chuvas castigaram várias cidades do Rio de Janeiro naquele período. No mesmo mês, o Estados Unidos sofria com tempestades de neve, mas o que chamou a atenção do mundo foi o terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a capital haitiana no dia 12 de janeiro e causou um número estimado de mais de 200 mil mortes.

Quarenta e seis dias depois, tremor de 8,5 graus na costa chilena, que causou um tsunami. Os mortos pelos efeitos combinados do terremoto e das ondas gigantes em território chileno chegaram a um pouco mais de 500 corpos.

Em abril, dois desastres naturais chamaram a minha atenção: As chuvas no Rio de Janeiro fez com que a população vivesse momentos de pânico, casas destruídas, carros levados pela enxurrada, pessoas desaparecidas, corpos encontrados entre a lama e os escombros, famílias desamparadas e desesperadas, estes foram os cenários de um pesadelo terrível vivido pelos cariocas. Na semana seguinte, quase 600 pessoas morreram e cerca de 10 mil ficaram feridas no terremoto de 6,9 graus de magnitude que atingiu a província de Qinghai, no noroeste da China.

Meu coração dilacera com tantos desastres e me pergunto “e se fosse com alguém que tanto amo, será que eu teria forças para enfrentar tamanha dor?”.

Porém, outra pergunta me acompanha: Será que é a natureza se voltando contra o homem, que no decorrer de nossa existência só fez sugar os benefícios da Terra, de modo inconsequente e totalmente irresponsável?

Tem mais: Será que os projetos de sustentabilidade e conscientização ambiental terão forças o suficiente para combater todos os malefícios provocados pelo homem contra o meio ambiente? Será que não é tarde começar a pensar no planeta em que vivemos?

Alguns fiéis acreditam que isso sejam sinais do fim do mundo, os especialistas apontam como desculpas, efeitos como “La Niña” ou “El Niño”. E novamente pergunto: Será que tudo isso que vivenciamos nas últimas décadas não são sinais de que a natureza chora por ser tão mal tratada?

Você pode ver que só apontei questionamentos e nenhuma solução. Com toda razão! É que estou com tanto medo e tão preocupada que eu não consigo enxergar uma resposta definitiva para que este terror visto na Internet, TV, jornais e revistas apenas este ano. Quem sabe, você possa debater aqui o que pode ser feito. Por enquanto, farei a minha parte de forma consciente.

Até o próximo post!

Texto publicado em 2010 - Blog Ótica.

0 comentários:

Postar um comentário