sábado, 26 de novembro de 2011

Que campeonato é esse?

Campeonato Brasileiro é o melhor do mundo? Hoje, não tenho mais esta convicção. Eu acredito que seja o mais disputado pelo número de clubes participantes.

A prova disso é a duração da competição, aliado ao baixo rendimento das equipes. Este ano, os times estão atuando de maneira quadrada, isto é, não traz nenhuma novidade no quesito evolução. Veja o atual líder Corinthians (eu sou torcedora e ainda sim, eu vejo desta maneira). Quando tem seu time completo luta para vencer até as últimas consequências, bem ao estilo Timão de ser, do contrário, se joga sem Ralf, Paulinho ou Liédson, o alvinegro torna-se irreconhecível, isso demonstra toda falta de elenco, sendo assim, acaba apelando para o Imperador, que está fora de forma e ainda em recuperação. Basta olhar a situação do Fabio Santos que voltou à campo antes do tempo, pós-contusão.

Analise o segundo colocado até o quinto. Estes times possuem mais elenco, mas não conseguem alcançar o líder devido aos tropeços incríveis durante a competição. Fora isso, equipes consagradas e de tradições dentro do Brasileirão lutam para não entrar na zona de rebaixamento, a exemplo do time mineiro, o Cruzeiro, que para mim seria o segundo favorito ao título, já que o primeiro eu acreditava ser o Santos de Neymar, que mesmo com o novo craque, o time só é bom do meio para a frente, pois a zaga não acompanha a juventude do ataque, salvo o goleiro Renan, que é o melhor da posição atuando no país.

Quanto à organização, não é necessário argumentar que deixa a desejar. Calendário ruim, horários de jogos que vão de acordo com a grade televisiva, sem contar com as falhas na arbitragem. Neste campeonato, a pressão sofrida pelos clássicos regionais, aliada a total falta de posicionamento diante de uma jogada demonstram o quanto erraram, e caros amigos, estes episódios não aconteceram somente a favor do Corinthians, vários outros times tiveram tal "auxílio".

Enfim, restam duas rodadas para o término do Brasileirão. O líder está na frente com dois pontos de vantagem do segundo colocado, o campeonato que era visto como celeiro de craques, mencionou até o momento o jogador Neymar (que estará no Brasil até a Copa de 2014). Não ouvimos nos noticiários as proezas de Luis Fabiano (São Paulo), a promessa de espetáculo do Damigol (Leandro Damião -  Inter). Em contrapartida, assistimos a lenta recuperação do Adriano (Corinthians), que foi destaque nos telejornais esportivos e após seu primeiro gol ainda gera inúmeras manchetes; a polêmica entre Kleber - Palmeiras - Felipão, vimos Ronaldinho Gaúcho produzir pouco do que foi esperado para os amantes do futebol arte, depois de todo show de Marketing para o seu retorno. 

Muitas promessas e poucos resultados expressivos. Apesar das circunstâncias não citadas em profundidade, insisto em dizer que o Brasileirão de pontos corridos deste ano é um campeonato medíocre. E ainda dizem que é o melhor do mundo. Façam-me rir com isso. 

0 comentários:

Postar um comentário